Década da ONU sobre a Ciência Oceânica

Década da ONU sobre a Ciência Oceânica

Jornal PUC PR
Jornal PUC PR - https://issuu.com/jornal_pucpr/docs/cdm_digital58/s/13618604

Ciência Oceânica e Desenvolvimento Sustentável?!

Organização das Nações Unidas (ONU) deu início este ano à Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, popularmente chamada apenas de Década dos Oceanos, proposta em 2017. O marco tem objetivo de gerar e divulgar conhecimento relacionado ao oceano.

O Jornalismo da PUCPR, através de Isabelle Almeida, Jéssica Pretto e Nathalia Brum, publicaram artigo que cita a grande incongruência que é a ciência saber hoje muito mais sobre o espaço sideral do que sobre os nossos mares e oceanos profundos, sendo mais de 80% nunca tendo sido mapeados.
Segundo a UNESCO, mais de 3 bilhões de pessoas dependem diretamente da biodiversidade destes mesmos oceanos que tão pouco conhecemos. Cita principalmente o documentário Seaspiracy como fonte de informação sobre os principais problemas, já publicado pela Divers For Sharks quando do seu lançamento.

Agenda Ambiciosa

A UNESCO pretende discutir a problemática da preservação dos Oceanos e conscientizar todos os países sobre o fato com uma agenda bem ambiciosa!
“A comissão oceanográfica intergovernamental da UNESCO está coordenando esse processo globalmente e cada país tem liberdade de desenvolver esse projeto”, afirma Glauco Kimura, Oficial de Projetos do Programa de Ciências Naturais da Unesco.
15 instituições formam o comitê gestor do projeto liderado pela UNESCO no Brasil, com Rare, Fundação Boticário para Proteção da Natureza e a Confrem entre elas.
Segundo o último Relatório da Ciência Oceânica Mundial, apenas 1% do investimento em ciência no mundo é destinado a pesquisas oceânicas, o que chega a ser vergonhoso dada a importância dos oceanos para a ecologia e equilíbrio ambiental do nosso planeta. Absurdo total!

Co fundador da Divers for Sharks é citado

José Truda Palazzo Jr

“Eu ainda tô lutando hoje, em 2021, as mesmas batalhas que eu lutava em 1978 quando entrei pro movimento ambiental.”

José Truda Palazzo Jr
Assista o documentário Seaspiracy e volte aqui para comentar sobre o mesmo!