Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Seaspiracy: Mar de Sangue

Seaspiracy: Mar de Sangue

Já chegou fazendo pensar e causando polêmica!

Mesmo já indo para quase dois meses de lançado, este documentário já está causando uma onda de conspiração contra ele. Diversos braços da indústria da pesca, do setor de mercados e até mesmo restaurantes turísticos, estão criticando seriamente o documentário e alegando que as informações são postadas aleatoriamente e sem comprovação, ou ainda de dados e imagens falsas. Para mim o filme está correto, o que mostra simplesmente é o que está acontecendo no mundo a muito tempo e a simples presença dos ativistas e meus amigos pessoais Gary Stokes e Silvia Earle já atestam a veracidade e confiabilidade das informações! E não bastasse isso, agora o Beatle  Sir Paul McCartney é quem vem em defesa de SeasPiracy. Vamos então ao Doc!

Mar Vermelho

Esta é a tradução que o portal Internet Movie Database dá para o filme Seaspiracy, lançado dia 24 de março no serviço Netflix. Se a tradução literal adaptada seria Conspiração no Mar, por outro lado podemos combinar as duas traduções para um título explicativo mais correto em português “Conspiração Industrial para destruição dos mares do mundo”
Netflix Seaspiracy
Netflix Seaspiracy

Dirigido e estrelado por Ali Tabrizi ao lado de grandes personalidades da preservação mundial, como Richard O’Barry, meu amigo pessoal e parceiro da Divers for Sharks e fundador da Ocean Asia Gary Stokes, um dos capitães das embarcações da Sea Shepherd Peter Hammarstedt e vários outros tripulantes de seus barcos, este documentário vem causando verdadeiro furor entre os ativistas ambientais marinhos.

Paixão pelos mares motivou a produção

O documentário mostra um cineasta apaixonado pela vida nos oceanos, que se propõe a documentar os danos que os humanos causam às espécies marinhas – e descobre uma corrupção global alarmante. Desde criança ele andava por praias a retirar plásticos e dar correta destinação a este lixo. E por esta tipo de poluição dos oceanos resolve produzir um documentário para expor e explicar este grave problema. Porém o filme é muito mais profundo na causa marinha do que se imagina e chega a chocar até os mais envolvidos com a causa.
Começando com investigações e exposição da caça e matança de baleias no Japão, acaba por mostrar como todos ramos da pesca industrial estão literalmente matando nossas águas e colocando em risco a saúde e futuro do planeta.

Os efeitos da pressão humana no planeta

O filme mostra e explica os impactos humanos em toda vida marinha, como o plástico já citado, redes fantasmas e a sobrepesca, provando que esta é a principal causa da destruição dos oceanos. Demonstra também que não há como se realizar pesca sustentável em qualquer nível. Critica os selos ditos sustentáveis, como os selos Dolphin Safe do Earth Island Institute ou o de frutos do mar sustentáveis ​​do Marine Stewardship Council. Além disso acusa diversas iniciativas de encobrir o impacto ambiental da pesca e da corrupção na indústria pesqueira.

O filme defende as reservas marinhas e a eliminação do consumo de peixes. Expõe as criminosas caça aos golfinhos em Taiji, às baleias nas Ilhas Faroe e a escravidão moderna dentro da indústria pesqueira na Tailândia.

Nem tubarões conseguem escapar

O documentário mostra ainda a matança dos tubarões com aproveitamento apenas das barbatanas, o chamado finning, que está levando estes animais a extinção.
Barbatana de tubarão em mercado
Barbatana de tubarão em mercado
Certamente é um filme para quem tem estômago forte e grande vontade de entender o que acontece no mundo de verdade, nos confins dos oceanos, onde nossas cabeças com pés na terra não alcançam enxergar.
Se ainda não viu veja. E se já viu, não deixe a indignação, raiva e desejo de justiça que deve ter sentido durante e após o filme se esvanecerem. Use estes sentimentos como combustível para lutar pelo nosso planeta e fazer a diferença no mundo para todas as gerações futuras, tanto humanas como de todos os outros animais e também plantas. Seja você também um cidadão defensor dos oceanos.

Não sabe como? Junte-se AGORA à Divers for Sharks na luta em defesa dos mares, tubarões, oceanos e toda vida marinha tornando-se um filiado aqui. Os oceanos e tubarões precisam de VOCÊ!