A esperança era sairmos melhores da pandemia da Covid-19, porém a notícia de que máscaras e luvas descartáveis estão poluindo as praias do Rio de Janeiro mostra que há um longo caminho para a mudança. Aqui, no blog da Divers For Sharks, já tínhamos repercutido uma matéria da BBC Brasil sobre o assunto, mas não achávamos que isso aconteceria tão rápido e na Cidade Maravilhosa – conhecida pela suas belezas naturais, mas também pela poluída Baía de Guanabara.
Segundo a matéria da Band News, feita pela repórter Ághata Meirelles, está havendo um descarte massivo e irregular máscaras e luvas descartáveis após a flexibilização. Ela ainda mostra ainda que o que vemos na superfície é só uma parte do problema. O levantamento da reportagem mostra que foram descartadas 130 bilhões de máscaras e 75 milhões de luvas por mês no mundo.
Além da poluição nas praias, máscaras e luvas jogadas nos oceanos podem matar vários animais. Se o problema antes era o plástico, agora nós temos mais lixo com todo esse material descartável. A pandemia ainda não acabou, mas pelo jeito estamos saindo piores dessa situação. Qual será a próxima ameaça que a humanidade terá que sofrer para que algo mude?