Retrospectiva 2020: as histórias mais lidas do blog

Retrospectiva 2020: as histórias mais lidas do blog

Poderíamos terminar o ano mais difícil da história da humanidade falando que temos uma data para a vacinação no Brasil. Mas, o que parece, a incompetência que existe na área de Meio Ambiente se estende a todos os outros setores do atual governo. Enquanto a vacina não chega aqui, vamos relembrar as histórias mais lidas neste blog numa retrospectiva.

Em abril falamos sobre o vertebrado mais velho do mundo, que é um tubarão e vive nas águas frias da Groenlândia. Para você tem uma ideia, o peixe tem mais de 100 anos e está bem conservado para a idade.
No ápice do isolamento social, tivemos uma movimentação de tubarões na costa de Angra dos Reis, litoral sul do estado Rio. O fenômeno foi um efeito da diminuição do número de barcos circulando pelas praias do município.
Momento é que turistas tiram fotos do tubarão Cabeça-Chata nos EUA
Continuamos denunciando a pesca de tubarões. Na Flórida, EUA, um peixe da espécie Cabeça-Chata foi capturado e rebocado para a praia, onde virou ‘atração’ para os turistas. Eles tiraram fotos e fizeram vídeos do animal, numa atitude lamentável.
Um mês depois, em junho, mostramos que as máscaras de proteção contra a Covid-19 estavam poluindo as praias do Rio de Janeiro. Em tese, a pandemia seria uma oportunidade para aprendermos algo sobre viver em sociedade. Mas…
Terminamos o nosso ano e nossa retrospectiva falando sobre algo bonito: fotografia oceanográfica. O concurso promovido pela revista Oceanographic Magazine trouxe belas imagens e ajudou a lembrar um pouco sobre as belezas naturais que, neste momento, não estamos conseguindo ver.

Que 2021 seja diferente! Feliz Ano Novo!