Hoje pela manhã recebi pelas mídias da Divers for Sharks este vídeo horrível contendo uma raia manta enorme e linda, presa numa rede e sendo arrastada pelo barco de pesca e filmada pelo pescador, como se fosse uma atração ou esporte. As Mantas e suas primas, móbulas e tal, são espécies ameaçadas de extinção e avistagem cada vez mais rara não só na costa do Brasil como do mundo. São espécies de esqueleto cartilaginoso, o que as torna assemelhadas neste ponto aos tubarões, com ambos fazendo parte do grupo Elasmobranquios, junto com as quimeras também.


Cabe deixar claro que o fato de pescar, comercializar ou molestar intencionalmente estes animais é crime ambiental. O correto no caso do vídeo acima seria os pescadores no momento exato da avistagem ou entendimento do acontecido, terem tentado soltar o animal da rede ou caso isto não fosse possível, cortado a rede, e não aproveitado o momento para fazer vídeos e e divulgar o barco sendo rebocado pela raia.

Não temos conhecimento do momento da libertação da raia, e eu particularmente duvido disto, pois se fosse o caso o momento teria sido registrado no vídeo também, pois se mostraram o animal rebocando e tivessem a intenção de soltá-la, teriam gravado também o momento heroico dos pescadores….. Já se a intenção foi “pescar o bicho” e vender como carne de cação, claro que desligaram o vídeo.

Realmente lamentável o fato e fica aqui nossa indignação e tristeza.

Imagem meramente ilustrativa, da Revista DiveMag - http://divemag.com/raia-manta-e-vista-pela-primeira-vez-em-recife/
Imagem meramente ilustrativa, da Revista DiveMag – http://divemag.com/raia-manta-e-vista-pela-primeira-vez-em-recife/