As pessoas se importam com problemas ambientais?

As pessoas se importam com problemas ambientais?

Incêndios no Pantanal, queimadas na Amazônia. Sem contar o recente vazamento de óleo na costa do Brasil. Mas nada disso é capaz de fazer com que as pessoas fiquem mais preocupadas com os problemas ambientais aqui e no resto do mundo. Por quê?

A educadora e engenheira ambiental Livia Ribeiro tentou responder à esta pergunta em um artigo no site Autossustentável. Para isso, ela comparou uma pesquisa do Ministério do Meio Ambiente de 2012 com outra análise sobre o mesmo assunto em 1997. E a consideração dos brasileiros pela fauna e flora aumentou, mas isso não provocou um aumento da preservação.

O blog da Divers For Sharks tem como premissa aumentar a empatia – para usar uma palavra da moda – pelo Meio Ambiente. Obviamente, a nossa ‘trincheira’ são tubarões, raias e todo ecossistema marinho. Mas nada disso não nos impede de ficar preocupados com o que acontece em biomas como o Pantanal e a Amazônia ou de ser empático com que aconteceu nos desastres de Brumadinho e Mariana. Porque entendemos que todos os problemas ambientais estão conectados.

Por exemplo, em Mariana, os dejetos do crime ambiental praticado pela Vale foram parar no Oceano. Não é difícil imaginar que as queimadas na Amazônia e no Pantanal podem aumentar os efeitos do aquecimento global, alterando a temperatura em todo planeta. Estamos conectados, mas ao que parece, as pessoas ainda estão com dificuldade de enxergar essa realidade.