Divers For Sharks é a primeira organização brasileira em convenção da ONU para conservação de tubarões e raias

Divers For Sharks é a primeira organização brasileira em convenção da ONU para conservação de tubarões e raias

A Divers For Sharks conseguiu mais uma vitória em prol da luta pela preservação dos tubarões: fomos convidados para ser Parceiro Colaborador no sistema ‘MoU Sharks’, criado pela Convenção de Espécies Migratórias (CMS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Somos a primeira organização brasileira a receber essa distinção. Um avanço que é resultado da nossa luta, mas, principalmente, do apoio que recebemos de você. Na prática, o que isso significa?

O MoU Sharks é o Memorando de Entendimento para a Conservação dos Tubarões e Raias, que centra seus esforços não na pesca, ou no extrativismo, mas na CONSERVAÇÃO das espécies migratórias ameaçadas e seus habitats. Essa história começa em 2017 quando a D4S conseguiu que o governo brasileiro aderisse ao MoU Sharks e assumisse, durante a reunião bienal da CMS em Manila, nas Filipinas, uma série de atividades e obrigações.

De lá para cá, as iniciativas andam bem mais devagar do que a gente gostaria, mas estão acontecendo, como a consideração dos tubarões na demarcação de novas áreas protegidas marinhas. Tudo isso, mais uma vez, resultado da nossa atuação e de outras instituições que lutam para preservar os ecossistemas dos oceanos e, principalmente, da costa brasileira. Porém acreditamos que é preciso fazer ainda mais.

Conheça o site do Memorando de Entendimento para a Conservação dos Tubarões e Raias, em inglês.

Com mais espaço no MoU e na convenção da ONU, a DfS promoverá o uso não-extrativo dos tubarões e raias por meio do mergulho e do ecoturismo, como alternativa à pesca indiscriminada que ainda ameaça esses animais. Para isso, uma das primeiras iniciativas que queremos desenvolver, é um levantamento atualizado da importância do mergulho com tubarões e raias e sua declaração como atividade prioritária. O objetivo é vencer o lobby das máfias pesqueiras, que sempre atuam nos foros internacionais para fazer prevalecer os interesses da pesca.

Mas para isso acontecer, a D4S precisa mais uma vez da sua ajuda

Estamos organizando uma ‘vaquinha’ para conseguir dinheiro para as passagens e estadias da equipe que assinará a parceria em dezembro, em Mônaco. Além disso, realizaremos um evento sobre o uso não-extrativo dos tubarões durante o encontro. Portanto o seu apoio será imprescindível para conquistarmos mais uma vitória juntos. Abaixo, segue o link para você participar.


Contribua em Real para levar Divers For Sharks no Mou Sharks


Contribute in other currencies to take Divers For Sharks at Mou Sharks

Em breve, a Divers For Sharks vai publicar o Memorando de Entendimento para a Conservação dos Tubarões e Raias traduzido em português.