Aquecimento global
Creio que todos já tenham uma boa ideia do que é emissão de CO², gerada à partir da queima de matéria orgânica e principalmente combustíveis fósseis, originários do petróleo, como os diversos tipos de gasolina e óleo diesel. Este gás, CO², responde por aproximadamente 78% dos chamados gases do efeito estufa – GEE. Outro gás de efeito estufa é o Metano, CH4, gerado à partir da decomposição de matéria orgânica e da digestão dos animais, os chamados gases intestinais, ou simplesmente o pum ou peido. Restos de comida apodrecendo em lixões também geram metano. Estes dois são os principais, mas há outros, como o gráfico abaixo mostra.
Poucos sabem porém que o efeito estufa até certo ponto foi natural no nosso planeta, e até desejável. Ele não foi criado pelo homem, está sim é sendo aumentado aceleradamente a taxas altamente destrutivas. Quando nosso planeta ainda vivia a era do gelo, a formação desta camada de gases criou uma estufa, responsável pela proteção especial contra os raios solares nocivos, e por reter o calor dos raios que refletem na superfície da Terra, evitando que este calor escapasse de volta para o espaço. No começo do mundo, este efeito foi responsável pelo derretimento da dita era do gelo e assim permitiu que a Terra tenha a água em forma líquida na quantidade e na temperatura que precisamos para viver.
Tudo começou com a era industrial
A química ajuda a entender
Podemos falar de várias consequências do aumento dos GEE, tais como chuva ácida e degelo polar, mas agora iremos falar do efeito diretamente nos oceanos e que poucos tem conhecimento. Vamos falar da acidez dos oceanos. Isso mesmo que você leu: as águas dos oceanos ficando cada vez mais ácidas. E só para lembrar e explicitar mais o problema, ácido de forma corrosiva mesmo, capaz de dissolver e substâncias e destruir estruturas.
Se a acidez corroer a base, tudo mais cairá
Catástrofe de cima abaixo na teia da vida marinha.
No entanto temos que deixar claro que lutar para reduzir os impactos climáticos do aquecimento global puro e simples, melhorará em nada o problema da acidificação dos oceanos. Acidificação dos oceanos não é causada pelo aquecimento global, ela é um problema diferente causado pela emissão humana de GEE. Diferente problema originário da mesma causa.
E agora, o que fazemos?
E aqui está um post sobre a compensação da pegada de carbono, emissões de carbono, por uma expedição de mergulho saindo de Caravelas (BA) com destino ao Arquipélago de Abrolhos.