Cocaína se junta ao Mercúrio em carne de cação

Cocaína se junta ao Mercúrio em carne de cação

Não coma tubarão, que é a mesma coisa que cação. Da mesma forma que você não comeria nem daria aos seus filhos comida contaminada com lixo tóxico ou ainda restos de drogas ilícitas, não deve em hipótese nenhuma consumir cação, tubarão, raia, arraia caçôa, caçonete ou assemelhado. Todos são animais lamentavelmente contaminhados e em sua maioria em risco de extinção.

Resumo: NÃO COMA!

Assumo que quando li a notícia que agora tubãrão tem cocaína, fiquei primeiro achando que era brincadeira. Mas ao ver que a publicação era séria, pensei: “Pronto, era o que faltava para o fim do mundo”. E me perguntei: será que agora param de pescar, matar e vender?!

A recente notícia de que um estudo encontrou cocaína nos corpos de tubarões levanta sérias preocupações sobre os perigos do consumo da carne de tubarão para a saúde humana. A presença de drogas ilícitas nos oceanos e em seus habitantes marinhos é alarmante e revela o impacto profundo e prejudicial da poluição humana nos ecossistemas aquáticos. Consumir carne de tubarão contaminada com substâncias tóxicas pode causar sérios problemas de saúde para os seres humanos, além dos perigos já conhecidos.

Veja o texto publicado pela FioCruz abaixo:

“O Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) detectou, pela primeira vez no mundo, a contaminação de tubarões por cocaína e seu metabólito, a benzoilecgonia. O dado chama atenção para a alta quantidade da droga que é consumida na cidade e descartada no mar via esgoto sanitário. Conduzido pelo Laboratório de Avaliação e Promoção da Saúde Ambiental do IOC, o estudo identificou a presença de cocaína em 13 animais da espécie Rhizoprionodon lalandii, popularmente conhecida como “tubarão-bico-fino-brasileiro”, “cação rola rola” ou “cação-frango”. Os resultados foram publicados na revista científica Science of The Total Environment.”

Cocaína pode estar no cação que você come - gerada por IA
Cocaína pode estar no cação que você come - gerada por IA

Tem mercúrio venenoso além da cocaína

Além das drogas ilícitas, a carne de tubarão é notoriamente conhecida por acumular metais pesados, especialmente mercúrio. O mercúrio é um neurotóxico potente que se acumula no organismo humano ao longo do tempo, e pode levar à doença de Minamata. Esta doença é devastadora, causando graves danos neurológicos e até malformações fetais quando gestantes são expostas a altos níveis de mercúrio. Portanto, consumir carne de tubarão é uma prática extremamente arriscada para a saúde humana.

Criança vítima da doença de Minamata
Criança vítima da doença de Minamata

No entanto, o perigo não se limita apenas aos seres humanos. A pesca de tubarões tem um impacto profundo e prejudicial no equilíbrio ecológico dos oceanos. Tubarões são predadores de topo, essenciais para manter o equilíbrio das populações de outras espécies marinhas. A pesca excessiva de tubarões pode levar ao seu extermínio, resultando em desequilíbrios ecológicos que afetam toda a cadeia alimentar marinha. A redução das populações de tubarões pode causar um aumento descontrolado das espécies que eles normalmente predam, levando a uma degradação dos habitats marinhos e ao colapso de ecossistemas inteiros.

E não é de ontem que avisamos

E o assunto não é nada novo, basta lerem este outro post nosso aqui, falando sobre o consumo da carne de cação, que é a mesma coisa que tubarão. Isso mesmo, não dá para em pleno ano de 2024 as pessoas não saberem que cação é EXATAMENTE a mesma coisa que tubaão. Não tem nada que ver com espécie, tamanho, idade nem nada. Tubarão = cação. Simples assim.

Portanto, matar e consumir tubarões não é apenas perigoso para a saúde humana, mas também para a saúde do meio ambiente. É crucial que tomemos medidas para proteger estas criaturas magníficas e os ecossistemas dos quais dependem. Promover a conscientização sobre os riscos associados ao consumo de carne de tubarão e apoiar iniciativas de conservação são passos importantes para garantir a saúde dos nossos oceanos e das futuras gerações.

Sabem a mais de 50 anos e mesmo assim fazem você comprar

E não é de hoje que o mundo sabe disso, basta ver o vídeo abaixo, regravado por Robert Palmer, “Mercy Mercy Me (The Ecology)”, que pode ser traduzido livremente por “Me desculpem, me desculpem – A Ecologia”, segundo single do álbum de 1971 do cantor e compositor americano Marvin Gaye, What’s Going On.

Fiperj e governo do Rio de Janeiro serve carne envenenada para crianças

Mas o absurdo não para por aí. No estado do Rio de Janeiro a Fiperj apesar de todas as informações acima segue fazendo apologia à pesca insustentável e o consumo de carne de cação. E o estado do Rio de Janeiro assinando embaixo… que vergonha Fiperj e Governador Cláudio Castro. Abaixo o post nas mídias sociais, em que a Fiperj após receber críticas e protestos direto de um de nossos fundadores, bloqueou os comentários. Mas como outras tantas pessoas entravam criticando, acabaram por apagar o post, escondendo a vergonha.

Postagem da Fiperj nas mídias sociais, logo em seguida apagada.
Postagem da Fiperj nas mídias sociais, logo em seguida apagada.

Não coma cação. E ponto final!

Se você fazia (FAZIA) parte dos que ainda teimava em consumir carne de tubarão, agora chegou a hora de parar. Não devemos precisar explicar, pedir ou comprovar mais nada, chega né?!

Falei pra parar: PAROU!

Sabia que você pode fazer MUITO MAIS pela defesa dos tubarões e preservação dos oceanos? Sim, pode sim e é até bem fácil: faça parte da Divers for Sharks, ajudando nossa campanha a continuar ativa e seguir defendendo a maior parte do nosso tão sofrido planeta: os oceanos!

Ajude AGORA aqui: www.d4s.eco.br.

Contamos com vc!