Projeto

COP Sharks no mundo

thumb-cop13-2020

O problema que nos motivou

A crescente ameaça global aos tubarões e raias, impulsionada pela sobrepesca, finning e comércio internacional desregulado, exigiu ação além das fronteiras nacionais.

Apesar de avanços locais, muitas espécies continuavam sem proteção eficaz em águas internacionais, e acordos multilaterais careciam de implementação rigorosa. A falta de representação da sociedade civil em fóruns como a CITES (Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas) e a CMS (Convenção sobre Espécies Migratórias) limitava a pressão por medidas concretas.

Isso motivou a Divers for Sharks (D4S) a levar a voz da conservação marinha para o palco global, defendendo a inclusão de espécies em apêndices de proteção e a criação de políticas transnacionais.

Como desenvolvemos uma solução

Desde 2013, os cofundadores Paulo Guilherme “Pinguim” e José Truda Palazzo atuaram estrategicamente em conferências internacionais, como COP da CITES (Bangcoc, 2013; Panamá, 2022), CBD (Coreia do Sul), UN Ocean Conference (Nova York, 2017 e Lisboa, 2022) e reuniões da CMS

Sua abordagem combinou dados científicos (como relatórios de declínio populacional), testemunhos de campo (ex.: impactos do finning no Brasil) e advocacy político. Em cada evento, articularam alianças com ONGs globais, apresentaram propostas técnicas e pressionaram delegados governamentais para votar a favor da proteção. 

Na CITES do Panamá (2022), por exemplo, defenderam a inclusão de 54 espécies de tubarões-réquiem e raias no Apêndice II, medida histórica aprovada com apoio majoritário.

Quem apoiou esse projeto

A atuação internacional da D4S foi sustentada inicialmente em sua missão para a Cites 2013 em Bangcok pela Modelo Internacional Raquel Rossa

Após este apoio inicial, a Divers for Sharks partiu para arrecadações em feitas, eventos e doações on-line, com o Centro de Estudos do Mar Onda Azul, fundado e presidido atualmente pelo Paulo Guilherme “Pingüim” cobrindo os montantes faltantes nas arrecadações.

Raquel Rossa (Modelo Internacional)

Resultado do projeto

As intervenções da D4S em fóruns globais já resultaram em diversas medidas transformadoras nacionais e internacionais:

Quer apoiar um projeto como esse?

Clique no botão abaixo e ajude a D4S a salvar os Tubarões!

Outros projetos