Evento

Trote Ecológico da Oceanografia da UERJ 2026

Trote Ecológico da Faculdade de Oceanografia da UERJ

O evento

O Trote Ecológico da Faculdade de Oceanografia da UERJ (FAOC) é uma iniciativa pioneira que ressignifica a tradicional recepção aos calouros, transformando-a em uma ação prática de cidadania e responsabilidade socioambiental. O evento mobiliza novos alunos, veteranos, docentes e a comunidade externa em um grande mutirão de limpeza de praia, promovendo a integração acadêmica e o engajamento direto na preservação dos ecossistemas costeiros. Mais do que uma coleta de resíduos, é uma aula a céu aberto sobre o impacto humano nos oceanos e a importância da conservação marinha desde o primeiro dia de vida universitária na oceanografia.

Veja como foi o do ano passado abaixo:

Quando

Sábado dia 14 de março de 2026.

Local

Praia do Recreio, em local exato ainda a ser confirmado com a prefeitura em função do plantio de mudas.

Faça sua inscrição no evento, para ter direito a certificado aqui.

Qual será a atução da D4S?

A Divers for Sharks estará presente com tenda e estande institucional, apresentando a causa dos tubarões e sua preservação para o público em geral, com voluntários para dialogar com os futuros oceanógrafos sobre a intercessão vital entre ciência, ativismo e políticas públicas para a proteção da biodiversidade marinha. A Divers for Sharks atuará como parceira institucional e estratégica do evento, trazendo a pauta da conservação de elasmobrânquios para o centro da discussão sobre lixo marinho. Nossa equipe participará ativamente do mutirão de limpeza e triagem de resíduos, conectando a problemática da poluição plástica às ameaças enfrentadas por tubarões e raias.

Participe deste evento

Inscreva-se como nosso voluntário e avise que deseja participar deste evento como voluntário. Além disso, também precisamos de ajuda com transporte do material.

Clique no no botão abaixo para ajudar.

Outros eventos