Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Tubarões inteligentes aprendem sim!

Tubarões inteligentes aprendem sim!

Alguns consideram a diferença dos seres humanos para os outros seres do planeta, a questão da inteligência. Mas este paradigma já foi quebrado a muito tempo, com a já comprovada inteligencia, e capacidade de aprendizado, de cães, golfinhos, abelhas tantos outros. Os porcos por exemplo, que são mais inteligentes que cães, tem inteligencia comprovada equivalente a uma criança humana de 4 anos.

Porém os peixes costumam ser considerados animais sem inteligência, insensíveis… irracionais mesmo. Muito já há de provas que são sim inteligentes, capazes de adotar estratégias coletivas de caça, por exemplo.
Interação de tubarões - Fonte https://www.natgeo.pt/animais/2021/07/os-tubaroes-formam-amizades-que-duram-anos-dissipando-o-mito-do-tubarao-solitario
Esta matéria publicada na Forbes comprova mais uma vez a inteligência dos tubarões e ainda destaca suas capacidades de aprendizado.
Apesar de topo de cadeia alimentar nos oceanos, os tubarões ainda são minimamente estudados e entendidos, o que é uma verdadeira contradição científica, em função da sua importância para o equilíbrio dos nossos oceanos. E por consequência do nosso planeta.
Os seres humanos são animais sociais que dependem de interações sociais para aprendizado e sobrevivência. Tecnicamente isto é chamado de “aprendizagem social” e é embasado pelo psicólogo Albert Bandura, afirmando que aprendemos através de um processo cognitivo que ocorre em um contexto social puramente por meio de observação ou instrução direta. “Meu campo de pesquisa é o comportamento e a cognição dos peixes, por isso estou naturalmente interessado no que os tubarões podem aprender com seu ambiente e como eles aprendem”, diz a Dra. Catarina Vila Pouca, que trabalhou no Departamento de Ciências Biológicas da Macquarie University em Sydney, Austrália no momento do estudo. “Uma das questões que surge é se os tubarões só aprendem por si mesmos, experimentando o mundo ao seu redor, ou se também podem aprender a partir da observação ou interação com outros tubarões, ou seja, aprendizagem social.”
A Divers for Sharks acredita plenamente na inteligência e capacidade de aprendizado destes animais e baseia suas metas de preservação e proteção destes animais nestes pontos, assim como na importância dos mesmos para o equilíbrio e saúde dos nossos oceanos e planeta.
Se você quer ajudar os tubarões a continuarem cuidando e administrando nossos oceanos, conheça mais e faça parte da Divers for Sharks aqui neste link: www.diversforsharks.com.br/pt/ajude/