Os oceanos sofrem dias de agonia seríssima com tantos problemas como lixo marinho plástico, poluição atmosférica que se torna suas águas ácidas, contaminação por combustíveis fósseis, mineração como já falado neste post aqui e como se já não bastassem todos estes, ainda temos a sobre pesca industrial devastando as populações de animais tanto com interesse comercial como os descartados mortos por tabela.
Um dos problemas em particular, que está diretamente ligado aos tubarões, é a pesca industrial de atum no mundo todo. Como se não bastasse esta indústria levar à extinção estes animais, contribui imensamente para extinção dos tubarões, com a mentira de pesca acidental, acontecendo na verdade por baixo dos panos uma verdadeira indústria de pesca direcionada a tubarões escondia sob a bandeira dos atuneiros.
Se pararmos de consumir, a pesca também para!
Com uma grande diversidade de campanhas ambientais em defesa dos oceanos e dos tubarões, uma linha em particular tenta convencer os consumidores a pararem de comprar estes produtos, como forma de pressão para que a comercialização, e consequentemente a pesca, também diminuam.
Plantas crescem para ajudar os oceanos
Leia a matéria completa no Jornal O Globo do dia 17/09/2020.