Shaper transforma bitucas de cigarro em pranchas

Shaper transforma bitucas de cigarro em pranchas

Cigarette Board, uma iniciativa criada pelo designer industrial Taylor Lane, que transformava bitucas de cigarro em pranchas de surf, inspirou um projeto criado na Praia de Itapirubá, balneário entre Laguna e Imbituba.  Nos dois casos, a ideia é conscientizar sobre a limpeza das praias e contribuir para o Meio Ambiente.

A história começa quando a loja de pranchas TrenchTown Surfboards resolveu instalar 30 bituqueiras na praia em parceria com comerciantes locais. O projeto, chamado Bituca Zero, fez um imenso sucesso e recolheu 1 mil bitucas de cigarro. Com isso, os organizadores resolveram que precisavam dar um destino para o material.

Pesquisando na Internet, o shaper Andrigo Porto Alegre encontrou o Cigarrete Board e descobriu que poderia reaproveitar as bitucas para criar pranchas de surf. São necessários 600 unidades para criar uma camada no shape, material que é mais resistente do que a fibra de vidro. Além disso, é necessário a aplicação de uma resina para finalizar o processo.

As bitucas de cigarro são um dos resíduos mais encontrados nos mutirões de limpeza de praia que recebem as ações do Ecosurf ao longo do litoral brasileiro.  Portanto, a produção da prancha é uma oportunidade de conectar a comunidade do surf com a responsabilidade que devemos ter enquanto surfistas no cuidado com as praias e oceanos.

Conheça o projeto brasileiro