Depois de uma votação feita na Internet, o dia 14 de novembro foi escolhido como o Dia Nacional dos Tubarões e Raias. A data coincide com o nascimento de Carolus Maria Vooren, pesquisador nascido na Holanda, mas que fez do Brasil sua casa e deu contribuições em pesquisas para a preservação desses animais desde a década de 1980.

“Tive o grande prazer de encontrar o Vorren em Recife, cidade mais icônica para os tubarões no Brasil, durante um encontro da Sbeel (Sociedade Brasileira de Elasmobrânquios) e com grande prazer recebi o apoio dele à Divers for Sharks! Palavras de incentivo de pessoas como o Vorren realmente fazem a gente seguir em frente e desviar de qualquer pedra no caminho. Muito merecida essa homenagem”, saliente Guilherme Pinguim, fundador da D4S.

Dr. Vooren é considerado o ‘pai’ da conservação de tubarões e raias em nossa país com estudos científicos indicando a diminuição dessas espécies no Sul do Brasil. Com isso, ele influenciou em políticas públicas para que esses animais e seus ecossistemas fossem preservados.