Raias são encontradas mortas em Santos

Raias são encontradas mortas em Santos

Cerca de 20 raias-ticonha (Rhinoptera bonasus) foram encontrados mortas praia do Gonzaga, em Santos, no litoral de São Paulo, na quinta-feira (28.01). O animal é considerado ameaçado de extinção e as mortes podem ter ocorrido por causa de pesca com rede de arrastão, realizada na noite anterior a mortandade.

Na sexta-feira (29.01), por volta das 5h, as raias foram encontrados por fiscais do Instituto Gremar, inciativa do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). Eles faziam o patrulhamento de rotina pelo local. Os animais foram catalogados e retirados por equipes da limpeza pública de Santos.

“Muitas delas estão aparecendo nas praias da região após se enroscarem em redes de pesca”, explicou o biólogo marinho Eric Comin ao G1. Ainda segundo o site, um morador registrou o momento em que pescadores usavam uma rede para pesca de arrastão no mesmo local onde as arraias apareceram mortas.

“A rede era imensa. Tinham muitos peixes que não tinha valor comercial, acho que por isso, foram descartados”, disse Christian Gama, de 39 anos, que caminhava pelo local quando viu a movimentação dos pescadores.

player-raias-saos-encontradas-mortas-em-santos
(Clique no vídeo para assistir o vídeo no site G1)

Assista ao vídeo que mostra o momento em que pescadores fazem a pesca com rede de arrastão. O Ibama investiga se os pescadores foram os responsáveis pelas mortes.