Quando a professora de Biologia Giovana Villa Alvarenga conheceu Diver For Sharks em uma palestra, jamais imaginaria que a nossa atuação em prol do tubarões poderia ser tema dos projetos apresentado pelos alunas dela no Colégio Bandeirantes. A instituição localizada na capital de São Paulo, anualmente promove uma Feira de Ciências com objetivo de estimular a pesquisar e aproximar-se da comunidade. No último evento, o tema foi ‘Inovações Científicas: propostas para uma vida melhor’.
Com orientação da professora, as alunas Helena Ferraz, Isabella Vargas, Júlia Cunha, Luiza Oliveira, Maria Eduarda Lopes e Mariana Campos do 6º ano, observaram que os jogos existentes sobre tubarões mostravam os animais como monstros assassinos. A partir desta constatação, o grupo criou um aplicativo chamado ‘Sharks: They Need Us’, com o objetivo de mostrar uma nova perspectiva e retratar a importância dos tubarões no ecossistema marinho e consequentemente para os seres humanos.
“A Divers For Sharks sempre contribui com informações. Não aparecem nos livros didáticos a situação dos tubarões. Então, eu trago para estas aulas a pesca predatória e todas as consequências”, explica a professora que também é voluntária da D4S.
O aplicativo, que está em produção, possui um textos abordando o cenário atual destas espécies, além de jogos educativos sobre a importância dos tubarões para o meio ambiente. No evento, as alunas apresentaram uma prévia do programa, demonstrando, em um protótipo composto por dois aquários, o que aconteceria se os tubarões fossem extintos.
Para as alunas, a maior recompensa pelo desenvolvimento deste projeto foi notar que o público recebeu informações novas e que, de alguma forma, elas contribuíram para a reflexão sobre a preservação de seres tão essenciais para o equilíbrio dos oceanos. Mais um ponto na preservação dos tubarões e no combate aos mitos que cercam os animais.