Pense num tubarão!
Antes de falar ou mostrar qualquer foto, quero que você pense num tubarão e guarde esta imagem na memória até o final deste post. Pense e visualize este tubarão. Se souberes que espécie é será ótimo, mas não é preciso, apenas pense na imagem dele e se possível no seu tamanho.
Pronto, agora vamos começar. Afinal o que é um tubarão?
Para muitas pessoas eles são misteriosos, enigmáticos, para outras perigosos, outras ainda os acham magníficos e fascinantes. Cientificamente tubarões são peixes, cujo esqueleto não é formado por ossos, mas sim por cartilagem, motivo este pelo qual não se encontram fósseis de tubarões, ao contrário dos outros peixes, constituídos por esqueletos ósseos, chamados de espinhas, que fossilizam.
Adorados na antiguidade
Este desenho em pedra antigo, encontrado em North Bondi data do ano dois mil antes de Cristo. E não param por aí os registros tanto em símbolos como em textos destes animais como sendo adorados por povos antigos distribuídos pelo mundo inteiro. Desenhos como este, de um tubarão, facilmente diferenciado de outros peixes pela sua nadadeira caudal, mostram que os aborígenes australianos desejavam comunicar e agradar os Deuses com um tubarão, demostrando respeito e admiração, se não idolatria, por estes animais, os mais nobres para eles, dignos dos deuses.
E se pularmos para o outro lado do mundo, Chile na América do Sul, podemos ver mais um exemplo de tubarão desenhado para os deuses neste geoglifo datado do ano mil e quinhentos antes de Cristo.
E se ficarmos pesquisando por mais registros como estes, iremos encontrar tantos que não dá para publicar em um post, precisaríamos de um bando de dados organizado para todos eles. Vemos aqui então por último mais alguns exemplos de registros dos tubarões por populações que os adoravam, amavam, protegiam e contavam com eles para sua própria proteção e prosperidade, tratando-os como verdadeiros Deuses na terra:
Mitologia
Abordando inicialmente apenas a mitologia havaiana, os habitantes desta região na antiguidade tinham 11 tubarões como deuses e semi-deuses. Em posts futuros iremos abordar e contar as lendas (ou serão mesmo deuses?) de alguns deles. Apenas para ilustrar como eram adorados, vamos falar sobre um deles, talvez o mais icônico e adorado até hoje no Havaii aqui abaixo.
Kamohoali'i
Irmão de Pele e Hi’iaka, Kamohoali’i é um deus havaiano que guia embarcações perdidas ou com problemas no mar, ajudando seus marinheiros a chegarem com segurança em terra ou águas seguras. Pode assumir a forma de outros peixes, mas sua forma mais poderosa e original é de um tubarão. Guiou a canoa de sua irmã Pele, a deusa do fogo, até as ilhas onde seria futuramente o Hawaii.
Kamohoali’i é tão importante e até hoje venerado que mereceu até video game sobre sua força e magia, como pode ser visto no vídeo abaixo:
Então, se na antiguidade povos adoravam, protegiam e oravam para os tubarões em busca de ajuda, o que aconteceu que hoje em dia a simples avistagem ou notícia da presença de um deles é suficiente para causar pânico, medo e até mesmo ódio destes animais? Será que além de esquecermos a atribuída divindade ancestral deles, nos esquecemos também da tremenda importância ecológica deles no nosso planeta?
O que aconteceu?
Se ainda não pensou na resposta, acho que posso ajudar aqui embaixo:
Isso mesmo, acertou quem pensou na grande mídia massificadora… fenômeno que no caso dos tubarões provavelmente começou com o filme Jaws, em 1975.
E para finalizar então, em qual tubarão você pensou? Garanto que a grande maioria pensou num grande tubarão branco…. pois é, porque será? Afinal hoje em dia existem aproximadamente 400 tubarões descobertos e descritos. E isso sem contar que nossos oceanos são muito pouco conhecidos e pesquisados. Deve haver muito outros ainda por se descobrir, ainda mais em águas profundas e continentais.
Sempre o Branco?
Porque pensam sempre nele, se a maior parte dos tubarões são menores do que o homem?! Será que a maioria não pensa então já que é por tamanho, no maior dos peixes existentes, que pode chegar até a 18 metros de comprimento? E não, não estou falando do Megalodon não. É o Tubarão baleia, o chamado gigante gentil dos oceanos, que vive de filtrar água em busca de alimento…
Então, vamos repensar nossas imagens, conceitos, importância e preservação dos tubarões? Conto com vocês nessa. E se você gosta de tubarões então vista a camisa e conte para todo mundo, juntos vamos mudar esta imagem! Se não tem camisa, compre em uma de nossas lojas abaixo:
- Austrália – https://diversforsharksaus.myspreadshop.com/
- Brasil – https://diversforsharks.com.br/pt/loja/
- Canadá – https://diversforsharksca.myspreadshop.com/
- Espanha – https://diversforsharks.myspreadshop.es/
- Estados Unidos – https://diversforsharksus.myspreadshop.com/
- Reino Unido – https://diversforsharksuk.myspreadshop.co.uk/