Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

R+R+R+R

R+R+R+R

No mar não tem vidro nem madeira

O tema hoje pode até não parecer ligado diretamente aos tubarões, mas certamente está, como será visto no final.
Vamos conversar sobre os tão famosos Rs, conhecidos por muitos, propagado por poucos e realmente colocados em prática por ainda menos pessoas. Vamos então procurar olhar para garrafas de vidro e caixotes e pallets de madeira através dos óculos dos Rs, Resgatando material que iria para os lixões, Reusando quando ainda aproveitáveis em sua totalidade e Reciclando quando necessário, agindo assim para Reduzir o consumo de novos produtos e por consequentemente a Redução de novos descartes de lixo.
O assunto é tão vasto que não pode ser esgotado unicamente neste post, então vamos por partes! Hoje falaremos de madeira de caixotes e garrafas ou potes de vidro.
Sim, pois a existe uma enorme parte das garrafas de vidro da indústria de hoje que são de uso único, como as cervejas long neck, diferentemente a maioria das cervejas de 600ml, praticamente todas garrafas de vinho e ainda boa parte das garrafas de sucos. Estas entram uma vez na sua casa, em um bar ou restaurante, e após o uso vão para o lixo. Assim como quando vamos à feira ou horto mercado comprar frutas, verduras ou legumes que foram expostos nas prateleiras, estes vieram em caixotes de madeira, que na maioria das vezes não são reutilizados, e assim como as garrafas, acabam indo para o lixo após um único uso.
Esta imagem tétrica ilustrou matéria do Estado de S. Paulo, com a legenda ‘Cerca de 60 toneladas de resíduos são despejadas diariamente no mar em Santos. A principal fonte desse material são ocupações irregulares em palafitas’. Crédito: William R. Schepis/Ecofaxina/Abrelpe

Rios desaguam no mar: Água, sujeira, poluição e lixo!

É neste ponto que vamos entrar aqui hoje, não só reclamando destes materiais, que agora chamados de lixo, poderiam muito bem ir para uma lixeira pública, ou container particular a ser posto na rua para a coleta. E ainda assim poderia ser vandalizado, em busca de latinhas de alumínio para venda, por exemplo, e ir parar na rua, sendo carregados por uma eventual chuva e irem parar nos rios urbanos. E onde os rios desaguam? Isso mesmo, no mar!
Neste ponto é que vamos tentar interromper este ciclo, evitando que vão ao lixo garrafas de vidro e caixotes de madeira. E o que fazer com eles?! Aqui daremos algumas sugestões para vocês mesmos possam realizar estes Rs, ou então que ajudem subsidiando e comprando os produtos produzidos pelos voluntários Divers For Sharks, incentivando-os a continuarem Reduzindo, Reciclando, e até Recriando novos produtos não descartáveis!

Todo lucro irá para os Tubarões

A Divers for Sharks é uma campanha sem fins lucrativos, sem subsidios ou patrocínios institucionais, dependendo para arcar com seus custos de doações e arrecadação de fundos, além da venda de produtos doados por filiados, com a destinação dos lucros para a causa dos tubarões. E para isso temos a nossa lojinha aqui neste site mesmo!
O que vamos falar agora é sobre os produtos que podem ser produzidos com as garrafas e madeiras coletadas. Este post não tem a pretensão de ser um tutorial de oficina, pois muitos detalhes, e até mesmo procedimentos de segurança a serem adotados, o tornariam muito longo e cansativo. Iremos, portanto, apresentar as ideias, mostrar brevemente os processos de produção e mostrar os produtos produzidos pelos nossos voluntários expostos para vendas na nossa loja.

Garrafas de vidro: areia cortada ganha nova vida

O vidro é feito da mistura básica de areia de sílica, sódio e cálcio. O material passa por vários processos, sendo derretidos em fornos de altíssima temperatura, moldados, lapidados e eventualmente pintados e tal, para só então, se tornar a garrafa de vinho que compramos no mercado.
Este processo pode até parecer simples, mas exige escavação e extração de areia e minerais, consumo de grandes quantidades de energia, que nem sempre é gerada de forma limpa, e consumo de água tanto na produção como na esterilização de tudo para ser levado ao consumidor.
E tudo isso para ser usado uma única vez e descartado nem sempre corretamente. Pena, desperdício e ecocídio (falaremos mais sobre este tema em breve). Pois bem, junte se a Divers For Sharks e ajude a interromper esta parte do ciclo vicioso do lixo marinho.

Let's have some action here!

Como diria o Capitão Paul Watson, da Sea Shepherd Conservation Society, e que poderia ser considerado o lema do ativismo, a tradução “Vamos agir aqui!”. A Divers for Sharks está fazendo a sua parte de todas as formas que consegue fazer. Poderá fazer muito mais com a sua ajuda e apoio aqui. E se você quer ajudar de outra forma que não seja como filiado, pode ajudar na oficina, se morar no Rio de Janeiro com acesso ao bairro da Tijuca. Pode ajudar seja coletando garrafas e vinho, espumante e longnecks, lavando, tirando os rótulos ou caixotes de feira e pallets, desmontando, retirando os pregos e limpando as madeiras e depois entregando em nossa oficina e ou participando dos cortes, montagens e pintura das peças para irem para nossa loja on line ou mesmo ainda retirando peças prontas e levando para eventos ou vendendo diretamente a parentes e amigos. Ou ainda comprando estas peças para dar de presentes no natal que está por vir e aniversários.
E assim vamos diminuindo o consumo, necessidades de novos insumos e redução de lixo de artigos de uso único.
Melhor ainda se tiveres dons artísticos e puder nos ajudar a criar novas peças para nossa loja arrecadar fundos para as ações. Inspiração e ideias podem ser encontradas facilmente aqui na rede Pinterest.

Pote copo que vira vela

Separe aquela bela garrafa de vinho da festa que acabou, lave, seque e prepare para medir, planejar e cortar a mesma. Você pode ver aqui no Google as diversas formas de cortar uma garrafa. Eu uso em casa uma base riscadora de diamante para marcar depois corto em um refratário com resistência.
Uma vez cortada a garrafa e devidamente lixada para tirar remover qualquer superfície cortante, podemos ter um copo, uma vela, pote de banheiro ou escritório, e tudo mais que a sua imaginação permitir! Já com o topo da garrafa, podemos mais uma vez cortar em duas partes, tendo um mini copo para Shot e uma base curva para porta vela de parede ou mesa.

Caixa de feira não vira lixo

Já sobre a madeira das caixas de feira, normalmente não vão para nossa casa com algo a ser usado e depois jogarmos fora, mas o mercado, feira ou ambulante que vende as frutas e legumes para você vai descartar sim estas caixas e irão para o lixo, muitas vezes acabando nas caçambas na rua, de podem facilmente acabar nos rios mesmo ou então nos lixões, que não é nada bom também.
E é justamente nesta hora, quando eu caminho pelas ruas próximo à minha casa, que vejo as caixas jogadas na esquina, muitas vezes aguardando o caminhão do lixo passar, que escolho as caixas que vou precisar, dependendo da largura, comprimento e espessura das madeiras, tiro do lixo e levo para casa. Às vezes pego mais de 4 ou 5 caixas de uma vez só. Imagine se mais pessoas fizerem isso, a diminuição do volume de lixo que podemos gerar juntos?
Escolhidas as caixas, cabe todo cuidado com pregos e farpas ao desmontá-las. Depois então ao já ter planejado como serão usadas e os objetos a serem construídos, mais uma vez com todo cuidado serrar e lixar as madeiras seguindo o plano. Para isso nem são necessárias muitas ferramentas, um martelo, cunha, serrote e folhas de lixa já dão para o gasto, mas sem esquecer luvas e óculos proteção para sua segurança.

Para os Oceanos, o céu é o limite!

Se você quer ajudar e tem uma oficina ou trabalha com maquinário de marcenaria, pode ajudar e muito a Divers for Sharks doando uma esquadrejadeira, serra de bancada, serra circular, lixadeira de cinta, esmerilhadeira, lixadeira orbital ou esmeril. Entre em contato aqui e diga qual equipamento pode doar. Lembre-se que um bom serrote, alicate ou folhas de lixa também ajudam. Não existe doação ou ajuda pequena, todas fazem a diferença e serão muito bem vindas!
Agora então é hora de dar nadadeiras à sua imaginação e deixar os tubarões inspirarem nas mais diversas criações que podem nascer da combinação destas garrafas com as madeiras dos caixotes de feira e pallets. Na minha casa antes de pensar em comprar algum utensílio ou móvel, eu sempre penso se é possível que eu mesmo faça algo com material reciclado. E muitas vezes consigo sim fazer! Como este mini Bar / Porta vinhos abaixo, que irei dar de presente para minha irmã. Todo feito com madeiras retiradas do lixo.
Mini Bar

Vinho ajuda Tubarões

A Divers For Sharks tem uma parceria com a Cave’D’or Bistro e a DocWine Importadora, não só vendendo determinados vinhos especias com parte do lucro revertido para os tubarões, como também retira com eles garrafas, rolhas e outros insumos para a Reciclagem e produção dos produtos artesanais que vendemos na nossa Loja. É a @docwine e a @cavedorbistro ajudando os tubarões através de atitudes com responsabilidade ambiental. E como diz o proprietário da Cave, Reinaldo: “Se a terra e as águas nos dão presentes tão importantes como comida e tão saborosos como os vinhos, o mínimo que podemos fazer é retribuir protegendo nosso planeta! E os oceanos são nossa maior área!” e Murillo, da DocWine: “Todo bom mergulhador, que segue o exemplo do Maior deles Jaques Cousteau, sabe as maravilhas e a importância dos Oceanos e de um Bom Vinho!”
E então finalmente estes são alguns dos produtos produzidos com a reciclagem e garrafas e madeiras vendidos na loja Divers For Sharks. Passe lá, escolha o seu e ajude a reduzir o lixo no planeta e os tubarões a continuarem vivendo em nossos mares!
Aproveite então agora e visite a Loja Diver for Sharks e veja estes primeiros produtos artesanais feitos com todo carinho por nossos voluntários e com lucro revertido para a causa dos Oceanos.