Pandemia, preservação e ativismo

Pandemia, preservação e ativismo

Olá prezados defensores e apaixonados por tubarões!

Volto a escrever neste momento crítico para nós humanos, mas acreditem se quiserem ainda mais crítico para nosso planeta, natureza, oceanos e tubarões. Sim pois o momento é extremamente grave para a preservação do meio ambiente. Enquanto em todo o mundo as pessoas estão se confinando em casa o máximo possível, por questões de segurança e ainda muito pouca disponibilidade de vacinas contra a COVID, infelizmente a indústria do lucro sem responsabilidade com o meio ambiente, segue cada vez mais destruidora e minando nossos recursos naturais justamente em função da redução em fiscalização, vigia e defesa do meio ambiente. Sim, pois precisamos lembrar que fiscais, guardas ambientais e até ativistas em todo o mundo também são indivíduos humanos sujeitos à COVID e portanto tendo que cumprir quarentena e realizar seus trabalhos em home office o máximo possível. E aí meus amigos, os mares, as matas e nossa natureza ficam expostas e ainda menos protegidas.

No more shark fin soup!
Isto é extremamente perigoso no caso da pesca industrial em mar aberto, onde embarcações gigantescas, as chamadas usinas de pesca flutuantes, navegam por águas internacionais e até mesmo de jurisdições que não as suas, e literalmente vão destruindo e quase esterilizando as águas por onde passam. Inclusive águas brasileiras.
Tocando a vida!
Ora, se os profissionais da preservação da natureza estão tendo que se confinarem, imaginem então aqueles que lutam pelo meio ambiente por conta própria, sem este ser o seu emprego… sim estou falando dos ativistas e voluntários ambientais. Neste momento em que as populações de vários países passam por sérias dificuldades financeiras, é fácil imaginar que os trabalhos sem fins lucrativos que dependem de arrecadações de fundos, doações e trabalho voluntário também estejam passando por sérias restrições orçamentárias.
A Divers for Sharks não está fora desta pandemia humano ambiental, digamos assim. Em função do lockdown, com mais de um ano já, os eventos de arrecadações de fundos, feiras, congressos e reuniões, onde muitas vezes montávamos nosso stand para arrecadação e venda de produtos doados, também foram paralisados e com isso nossa arrecadação despencou. E isso impacta diretamente em nossos trabalhos e capacidade de atuação ambiental. Mas estamos aqui, seguimos na luta e não vamos desistir de defender os tubarões, mares, oceanos e toda vida marinha do planeta!
Por isso estou reassumindo o posto aqui no blog para manter todos vocês atualizados no que se passa no Brasil e no mundo em termos de preservação. E como primeiro post após este, estarei republicando um artigo interessantíssimo e que continua atualíssimo, sobre ataque ou incidentes com tubarões. É uma tradução de um artigo internacional feita por uma parceira nossa, com comentários meus.
Para finalizar, peço a todos que possam nos ajudar ainda mais neste momento tão difícil para a natureza e a humanidade, que o façam seja através de doações, compras na nossa loja e ainda muito em breve adotando um tubarão virtual, muito em breve!

Abraços a todos e vamos que vamos!
Paulo Guilherme “Pinguim”.