Um bar em Barcelona resolveu entrar na briga contra a poluição causada pelas guimbas de cigarro. Para isso criou uma promoção, na qual um copo cheio desse lixo pode ser trocado por cerveja ou refrigerante. A região onde fica o “El Chiringuito Tibu-Ron” recebe anualmente 8 milhões de turistas e as bitucas se tornaram um problema sério nas praias da cidade catalã.

No mundo todo, as guimbas são tão perigosas quanto os plásticos. Anualmente, segundo a ONG Ocean Conservancy, estima-se que 60 milhões de bitucas são despejadas nos oceanos. Feitas de papel, elas intoxicam os ecossistemas marítimos e ameaçam a vida de milhares de espécies subaquáticas. Também vale lembrar as 4.700 substâncias tóxicas usadas para a composição do cigarro. Uma única ponta é capaz de contaminar 50 litros de água.

Para participar da ação, basta que a pessoa encha um copo com 200 ml com pontas de cigarro e se dirija até o bar. Lá, você pode escolher entre 350 ml de cerveja ou refrigerante. A iniciativa chamou atenção para o problema e, com isso, centenas de pessoas passaram a ajudar na limpeza das areias de Barcelona.