Em tempos de coronavírus é necessário manter a sanidade mental, diante de tantas notícias nem sempre tão boas. Por isso, vamos recomendar uma leitura do livro ‘O Brasil Visto Do Mar Sem Fim’, escrito por João Lara Mesquita, editor do blog ‘Mar Sem Fim’ do Estadão.

A publicação é uma viagem com 600 fotos pela ocupação da costa brasileira, dividido em dois volumes. As publicações são adaptadas do diário de bordo do veleiro Mar Sem Fim, que percorreu o nosso litoral por dois anos. Além disso, o livro reúne entrevistas com 40 especialistas em ecossistemas, poluição, pesca, vida marinha, políticas públicas, maricultura, entre outros. Ao mesmo tempo, também falou com os nativos, prefeitos, secretários de meio ambiente de vários municípios, e ambientalistas.

Quando conversam comigo sobre o livrão que acabei por lançar, costumo dizer que não é um livro para ser lido como um romance mas, sobretudo, um livro de referência. Embora os capítulos tenham sido estruturados de acordo com cada uma das 33 etapas, começando no extremo norte, e acabando no extremo sul, é muito fácil identificar onde estão as informações referentes aos litorais de cada um dos 17 estados costeiros”, explica João Lara Mesquita, autor do livro.


Compre o Livro