Seu cachorro come tubarão? Ou vice versa?

Seu cachorro come tubarão? Ou vice versa?

Infocus Newsweek
Infocus Newsweek

Cachorros e gatos comem tubarões

Que muitos humanos comem tubarões, mesmo sem saber, isto é verdade faz tempo! Afinal a Divers for Sharks e tantas outras entidades já estão roucas de tanto falar que em Português Cação é a mesma coisa que tubarão, em Inglês Fish steak é Shark e em espanhol Bolilo é Tiburon.

E porque os mercados simplesmente não chamam logo de tubarão? Porque não iriam vender tanto. Isso mesmo, mudam o nome para enganar vocês, e assim poderem continuar com a pesca industrial impactando os oceanos e seguir matando animais ameaçados de extinção. Para mais detalhes leiam este outro post aqui.

Mas e se eu perguntar se o seu cachorro ou gato come carne de tubarão? Ainda mais de espécies ameaçadas de extinção?! Sim é verdade, e o pior é que o oposto também está acontecendo: tubarões comendo cachorros. E vivos ainda por cima.

Um artigo publicado na Newsweek mostra estudos da Yale-NUS College comprovando que comidas de gatos e cachorros mostraram conter carne de tubarões, inclusive ameaçados de extinção.

Diz o artigo: “Cientistas identificaram carne de tubarões ameaçados de extinção em um estudo de alimentos para cães e gatos que podem ser dados a animais domésticos sem que os donos estejam cientes do que contém.
Um estudo de código de barras de DNA realizado por cientistas do Yale-NUS College, em Cingapura, descobriu que cerca de um terço das amostras de alimentos para animais de estimação sequenciadas continham DNA de tubarão, inclusive de espécies consideradas “vulneráveis”.
O estudo também descobriu que os produtos não deixaram claro que o tubarão foi incluído, descrevendo o ingrediente à base de tubarão usando termos como “peixe branco” ou “peixe oceânico”.

Azul, Seda e Ponta Branca de recifes

O tubarão mais comumente identificado que os cientistas encontraram foi o tubarão azul, que tem um status de conservação “quase ameaçado” devido à pesca excessiva, de acordo com a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). Duas outras espécies mais frequentemente identificadas são consideradas “vulneráveis” pela IUCN – o tubarão-seda e o tubarão-de-pontas-brancas de recifes.
Para mim esta informação foi nova, porém em nada impressionante, até para falar a verdade, infelizmente dentro da lógica atual da indústria descompromissada com natureza, ecologia e sustentabilidade.

Tubarão também come cachorro

O que eu já sabia era de cachorros vivos sendo usados como iscas para pesca de tubarões em ilha francesa, como mostra o artigo publicado pela UFPA aqui.

A pequena ilha vulcânica Réunion localizada ao lado da costa oriental da África já foi flagrada em fotos e vídeos usando cães vivos para pesca de tubarões. Após os anzóis serem presos na cabeça ou patas dos cães, o animal é preso a uma boia e soltado no mar, normalmente durante a noite e os pescadores retornam no dia seguinte para verem se conseguiram pescar algum tubarão.
Cachorro no anzól
Cachorro no anzól
Impressionante que no ano que ainda vivemos, no século que estamos, ainda vemos barbáries como estas acontecendo. É contra a lógica, a ciência, a natureza, ética e ainda contra a maioria do que pensam os cidadãos do mundo. Porque isto segue acontecendo então? Infelizmente a resposta é simples e já conhecida da maioria: o mal acontece não porque as pessoas malignas são muitas, pelo contrário, são minoria. Acontece porque a grande maioria das pessoas de bem não fazem nada.

Se você não quer mais fazer parte deste gigantesco grupo de pessoas passivistas no mundo mas não sabe como, junte-se à Divers for Sharks e nos ajude a realizar a 2° Semana Divers for Sharks no Brasil. Fale aqui e faça a diferença: contato@diversforsharks.com.br.

Help sharks here