São todos carnívoros. Será?
O termo flexitariano se refere a quem adota uma alimentação evitando o consumo de as carnes, seja peixes, aves ou outros. Essa opção normalmente está relacionada à preocupações meio ambiente, outros animais e natureza em geral. Por ser uma dieta flexível como seu nome propriamente diz, fica mais fácil chegar ao vegetarianismo ou veganismo quando desejado.
Mas como isso se relaciona aos tubarões?!
Quando se fala em tubarões, algumas das primerias características que surgem são: carnívoros, predadores e animais topo de cadeia. Depois surgem outras características, como grandes, perigosos e devoradores de homens.
Mas na verdades a maior parte dos tubarões é menor do que o homem, não são perigosos e não devoram homens. Quando acontece um incidente, normalmente chamado de mordida exploratória, como pode ser visto neste post aqui, raramente acontece mais de uma mordida, sem devorar o humano erroneamente escolhido.
E ainda temos que lembrar que alguns se especializam em comer crustáceos no fundo de areia, e até mesmo de filtrarem as águas atrás micro alimentos, como o tubarão baleia por exemplo, estando longe do arquétipo de devoradores de homens.
Eles podem comer grama!
E agora a revista Nature vem quebrar mais um paradima! Foi encontrada uma espécie de tubarão martelo que come além dos seus crustáceos, algas no fundo de areia, normalmente chamadas de grama marinha. Já foi encontrado no estômago destes animais uma maior quantidade de algas do que alimentos de origem animal.
Isto por si só já é o necessário para mudar a classificação deste animal de carnívoro para onívoro. Ou seja, que se alimenta tanto de matéria vegetal como animal.
Quem chamou de flexitariano foi a Nature
E se você se preocupa com a saúde dos oceanos e dos tubarões, quer ajudar mas não sabe como? Vista a camisa desta causa e mostre que você está nesta luta, usando um dos nossos produtos na loja aqui: diversforsharks.com.br/loja.