Quem Somos

O Projeto Divers for Sharks é uma iniciativa internacional fundada por mergulhadores e apoiada por operadores de mergulho, mergulhadores profissionais e recreativos, e amigos da conservação dos oceanos que lutam incansavelmente para evitar a extinção dos tubarões no Brasil e no mundo e para conscientizar a sociedade da necessidade urgente de proteger estes animais e os ambientes no qual estão inseridos. Além dos demais argumentos, a Divers for Sharks enfatiza que populações saudáveis de tubarões são essenciais à geração de emprego e renda para milhões de pessoas em comunidades costeiras, principalmente em países em desenvolvimento, através do mergulho contemplativo. Os benefícios sócio-econômicos e ambientais que os tubarões oferecem estão sendo ameaçados pela destruição indiscriminada desses animais, e se faz necessária uma reação da comunidade internacional de mergulho e de toda sociedade para evitar sua perda.

Fonte:/www.laht.com/

1. Retirada das barbatanas do tubarão ainda vivo.
2. Tubarão é devolvido ao mar sem nenhuma barbatana, morrendo por afogamento ou hemorragia.
3. Sopa de barbatana de tubarão

Nosso trabalho é de ativismo voluntário de responsabilidade ambiental, levando informação, desmitificação e a preservação dos tubarões para crianças, jovens, estudantes e profissionais em todas as áreas. Dentre outas atividades, desenvolvemos uma campanha permanente de educação sobre tubarões voltada para os públicos do mergulho e escolar através do Projeto SharKids, publicamos e difundimos materiais informativos e educativos, realizamos manifestações em locais de grande afluência de público, e coordenamos campanhas específicas de conservação voltadas para políticas públicas, buscando aprimorar as normas brasileiras para a conservação dos tubarões, além de colaborarmos ativamente com campanhas e iniciativas de organizações congêneres. Nossa página Facebook www.facebook.com/diversforsharks conta com mais de 14.000 apoiadores e é uma de nossas principais ferramentas de comunicação com a cidadania interessada em participar dessas campanhas.

Os fundadores e coordenadores do Divers for Sharks são:

Paulo Guilherme Cavalcanti, ou simplesmente “Pinguim”, ativista pelo direitos dos animais e sociedade, Instrutor Master de Mergulho, Cinegrafista eletrônico e fotógrafo subaquático,  recebeu em Las Vegas o prêmio internacional Platinum Pro 5000 Award, por ter alcançado a marca de 7500 mergulhos. Foi convidado pelo Jornal O Globo On line em 2009 para ser autor da coluna “Imensidão, notícias, denúncias e debates sobre os oceanos do mundo” e em 2012 recebeu da Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro a Medalha 3° Milênio pela sua longa carreira em defesa dos animais.

José Truda Palazzo, Jr., escritor e ativista ambiental há mais de 35 anos, PADI AOWD # 0703090856, foi representante do Brasil junto a tratados internacionais de meio ambiente durante duas décadas e é colaborador e consultor de diversas instituições internacionais de conservação marinha, com diversos livros publicados sobre temas marinhos e de mergulho. Foi responsável direto pela criação de diversas áreas marinhas protegidas no Brasil, dentre elas o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha.

Todo valor arrecadado em nossas campanhas é revertido para as atividades supra mencionadas. Educação e ativismo para nós são complementares e urgentes se quisermos mudar a triste realidade atual para os tubarões e assegurar que eles sobrevivam no futuro.

Seja você também parte do Divers for Sharks e nos ajude a preservar e proteger os mares, oceanos e todos seus habitantes! Com doações mensais a partir de R$ 5,00 (isso mesmo, apenas CINCO Reais POR MES) você se torna um colaborador efetivo de nosso trabalho: www.d4s.eco.br