Profissionais de mergulho & oceanos!

Eu Paulo Guilherme Pinguim, co fundador da Campanha Divers for Sharks mergulho desde minha adolescência. Creio que meus primeiros mergulhos, em apnéia, foram na praia de Itaipú, Niterói RJ, com amigos de escola. Depois de um tempo comprei um cilindro, sem nem mesmo nunca ter feito nenhum curso, aprendendo junto com um outro amigo “as teorias” lendo livros do irmão mais velho dele. Outra época, outro mundo e até outro século! Somente depois de já adulto e noivo que ao viajar para o exterior me pediram “a tal da carteirinha“. Ainda outro século e dezenas de anos atrás!

De lá para cá, de volta ao Brasil e estado do Rio de Janeiro, segui inicialmente carreira pela CMAS (Confederação Mundial de Atividades Subaquáticas) aqui representada pela dinossáurica e ultrapassada CBPDS (Confederação Brasileira de Pesca e Atividades Subaquáticas), onde cheguei ao nível de Instrutor 3 estrelas, a duras penas e longa carreira. Com conceitos, planos e programas ultrapassados, basta dizer que profundímetro e colete equilibradores eram opcionais, acabei por falta de maiores conhecimentos passando para a Certificadora Internacional de mergulho PDIC (Professional Divers Instructors Corporation), onde segui carreira de instrutor especialista em várias áreas até a de Instutor Master de mergulho, penúltimo degrau na carreira. Por anos e centenas de alunos formados, nas mais diversas especialidades, e tendo então saído de um casamento acabado no Rio e indo morar por tempos variados em Angra dos Reis, Arraial do Cabo, Cabo Frio e Búzios, acabei depois da virada do milênio voltando a morar no Rio de Janeiro, trabalhando em loja de mergulho e com escola de mergulho no centro do Rio então pela Bandeira SSI, onde depois de encaminhado no mergulho técnico também, cheguei ao nível de Instrutor especialista Dive Con.

No meio deste caminho profissional, acabei desde sempre me preocupando com a preservação ambiental dos nossos mares, oceanos, tubarões e toda vida marinha. E como nunca consegui ficar calado, sempre botando boca no mundo, cobrando, reclamando e exigindo comprometimento de todos, acabei junto ao mergulhador e lenda viva no ambientalismo brasileiro José Truda Palazzo. Em 2010 então fundamos a Divers for Sharks!

Desde então sempre tentamos unir a comunidade de mergulho em torno dos oceanos! Pois é, parece chover no molhado, falar do óbvio ululante. Mas…. esquizofrenia profissional ou miopia ético-ambiental, sei lá como chamar isto, é muito mais fácil o dono da padaria da esquina ajudar e contribuir para a preservação dos oceanos do que o dito Trade, o mercado profissional, de mergulho.

Venho tentando desde sempre que entidades com a CMAS, a finada PDIC, a SSI, PADI, NAUI e outras certificadoras, assim como fabricantes de equipamentos de mergulho, dive centers, lojas e cursos ou mesmo instrutores pessoa física se envolvessem nesta batalha e nos ajudassem a defender os tubarões.

Com raríssimas exceções, e sempre pessoas físicas, a Divers for Sharks vem desde sempre aos trancos e barrancos conseguindo produzir mais proteção e gerar esperança de que os tubarões não desapareçam de vez do nosso planeta, basicamente retirando água de pedra. Seja pagando viagens longas do próprio bolso, de ônibus ao invés de avião, dormindo em rodoviárias, aeroportos, ou casa de amigos quando conseguimos, temos produzido resultados que falam por si só!

Por diversas vezes este que vos escreve e mestre Truda pensaram em mudar o nome da campanha para NonDivers for Sharks, Others for Sharks ou mesmo Trees for Sharks…. Sorte nossa que teimosos e insistentes que somos, seguimos até aqui!

Pois mais uma vez insatisfeito pela “casa certificadora” em que estava, resolvi fazer contato com a corporação de certificadoras SDI, TDI e ERDI. E qual não foi a minha surpresa quando o Eduardo Teixeira, represente no Brasil não só aceitou me receber em Brasília, no escritório central, para não só conversarmos sobre estas certificadoras apoiarem a Divers for Sharks oficial e financeiramente, como desenvolvermos programas e ações juntos!

Instrutor Paulo Guilherme Pingüim agora é SDI e TDI

Realmente então estou aqui com toda a alegria e prazer anunciando esta nova parceria!

Divers for Sharks agora é apoiada pela SDI TDI e ERDI!

E então atendendo a convite do Eduardo, me submeti ao processo de crossover, de transição, para tornar-me então instrutor SDI e TDI. Uma vez cumprido o programa de agora em diante então sou instrutor exclusivamente por estas certificadoras!

E em função desta parceria real dos mais interessados em mergulho, mergulhadores e o mercado profissional de mergulho, novas e mais novas ações estão por vir!

Yo Ho SDI TDI ERDI!

A única certificadora de mergulho a apoiar a Divers for Sharks!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *